| hmin
Dois importantes membros do Parlamento iraquiano classificaram na terça-feira, dia 8, de "uma mentira completa'' o discurso do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Nesse discurso, o líder norte-americano disse que aumentava a ameaça de um ataque iraquiano com armas de destruição em massa.
– O seu discurso, Bush, está cheio de mentiras e cheio de argumentos despropositados – afirmou Abdul Aziz Kailani, chefe do comitê de assuntos religiosos do Parlamento. – Você (Bush) é como uma besta que deseja comer pequenos países. E, ao invés de ajudá-los, você deseja destruí-los.
Não houve nenhuma reação ainda ao discurso do líder norte-americano por parte do presidente do Iraque, Saddam Hussein, ou por parte do governo dele. Bush afirmou por diversas vezes desejar "uma mudança de regime'' no Iraque e a substituição de Saddam. Devido à hora avançada em que o discurso do presidente dos EUA foi proferido, os meios de comunicação do Iraque só devem trazer comentários sobre ele na quarta-feira.
Bush afirmou aos norte-americanos que crescia a ameaça de um ataque mortal a ser realizado pelo Iraque contra os EUA, mas insistiu que a ação militar não era iminente e prometeu formar uma coalizão internacional contra Saddam caso o dirigente iraquiano não se desarmasse. Kailani disse:
– Quero perguntar ao senhor Bush uma coisa: qual a distância entre os EUA e o Iraque? Os EUA estão muito longe daqui. Há um grande oceano, grandes países entre nós. De modo que, pergunto, como podemos ser uma ameaça à América?.
Um outro parlamentar iraquiano negou que o país tivesse armas de destruição em massa.
– Não temos armas de destruição em massa e todo o mundo sabe disso, mas Bush quer impor sua hegemonia ao mundo e submeter o Iraque ao seu controle – declarou Abdul Aziz Shwaish, chefe do comitê de finanças, comércio e planejamento.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.